Qual MacBook devo comprar?

O melhor Mac para a maioria das pessoas comprar é o MacBook Air M2 de 13 polegadas. Ele é mais do que poderoso o suficiente para a maioria das pessoas, e tem uma ótima tela e um design fino e leve. E recentemente, a Apple atualizou a quantidade base de memória que vem com o laptop de 8 para 16 GB sem custo adicional, tornando este negócio ainda melhor. Você pode ler mais sobre o MacBook Air M2 em nosso guia para os melhores MacBooks.

Depois de testar o mais novo MacBook Air da Apple com um processador M3, ainda recomendamos a versão M2. O laptop mais novo tem duas melhorias notáveis: é 20% mais rápido e pode se conectar a dois monitores enquanto sua tampa está fechada. Os modelos M2 e M1 podem se conectar a apenas um monitor por vez. A menos que esses recursos sejam especialmente importantes para você, achamos que o M2 MacBook Air de R$ 7.499,00 tem um valor melhor.

O MacBook que recomendamos

E o MacBook Pro?

Recomendamos os MacBook Pros de 14 e 16 polegadas da Apple apenas para aqueles que necessitam de uma maior capacidade de processamento, incluindo editores de video profissionais, programadores que necessitam de compilar grandes projectos e designers 3D. Isto porque estes computadores portáteis Pro trocam as melhores partes do Air, como um design silencioso sem ventoinha e um peso mais leve, por mais potência. Os modelos Pro são mais caros, mais pesados, mais volumosos e mais incómodos de transportar. Isso não é um problema se o portátil lhe permitir levar uma carga de trabalho profissional para todo o lado, mas para todas as outras pessoas, este tipo de portátil não vale a pena o incómodo e o custo.

A Apple também lançou o MacBook Pro de 14 polegadas com M4, uma alternativa mais barata que troca o chip de nível Pro por um preço melhor. Este modelo tem o mesmo número de portas USB-C, uma porta HDMI e um leitor de cartão SD, mas portas USB-C mais lentas que são Thunderbolt 4 em vez do mais recente Thunderbolt 5. Há um pequeno grupo de pessoas a quem achamos que isto agrada, como aqueles que precisam de uma porta HDMI no seu MacBook, ou aqueles que trabalham em fluxos de trabalho críticos em termos de cor, mas não precisam de editar grandes ficheiros multimédia. Em geral, o M4 MacBook Pro é cerca de meio quilo mais pesado do que o MacBook Air e um pouco mais grosso. Também pensamos que a maioria das pessoas não irá provavelmente beneficiar das portas extra do Pro, como o leitor de cartões SD e a porta HDMI.

O principal atrativo do MacBook Pro M4 é o preço mais baixo do fantástico ecrã XDR de nível profissional da Apple. Mas tanto o ecrã Air como o Pro têm uma precisão de cor impressionante no espaço de cor sRGB e, se estiver a trabalhar apenas em sRGB ou Rec. 709, não há razão para gastar mais num ecrã. O conteúdo tem um melhor aspeto no ecrã XDR, mas este foi concebido como um ecrã para criar conteúdo e não para o ver.

Dito isto, os MacBooks com os chips Pro mais antigos da Apple, e especialmente os Max, continuam a ser bons investimentos. Em nossos testes, os chips M2 Max e M3 Max mais antigos ainda superaram o mais novo processador M4 Pro com 48 GB de memória. A Apple deixou de fabricar computadores portáteis com esses chips mais antigos em favor dos mais recentes M4 Pro e M4 Max, mas se encontrar um por menos de 2500 dólares, será mais rápido do que um M4 Pro de preço semelhante.

Se já possui um MacBook com um chip M2 Pro ou Max, não tem grandes motivos para atualizar para um com um chip M4. Os chips são todos objetivamente rápidos e, a menos que esteja em situações de tempo crítico, pode poupar milhares de euros sabendo que espera apenas alguns segundos extra para renderizar e exportar uma cena de vídeo.

De quanta memória necessito?

Pode pensar na memória do seu MacBook como o tamanho da sua secretária ou espaço de trabalho. A Apple inclui 16 GB de memória base em todos os seus computadores portáteis, exceto no antigo MacBook Air M1. Ter 16 GB de memória é como ter uma secretária de tamanho normal: é boa para papéis, algumas folhas de cálculo e talvez algumas revistas no canto para ler mais tarde. Mas tal como é necessária uma secretária maior para desenhar planos de arquitetura ou uma sala maior para revelar fotografias, é necessária mais memória para fazer o mesmo digitalmente.

Recomendamos 16 GB de memória para a maioria das pessoas e 24 a 48 GB de memória para editores de multimédia profissionais, programadores ou engenheiros de IA.

Política de privacidade
Guia Escolha.
Logo